de Federico Fellini
"O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus."
PARTICIPE DO NOSSO FÓRUM AO LADO!
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Vontade do Mês: Dogville
Reparem bem, esta foto ao lado poderia ser perfeitamente de uma cena de teatro. Dogville é um filme teatral, belíssimo na minha opinião, um filme imperdível para qualquer pessoa que estude — ou pense em estudar — cinema, para quem gosta de arte, criatividade, teatro e de filmes inteligentes com grande carga dramática.
Com uma cenografia baseada na planta baixa de uma cidade o filme leva até o espectador uma atmosfera densa e dramática sem uso de efeitos especiais, luzes exageradas, cenários mirabolantes, mas toda a essência do texto, do roteiro chegam até o público através da cenografia totalmente desenhada no chão do palco com alguns móveis e objetos cênicos e só!
Está pronto todo o cenário do filme. Sem cenas externas, sem planos complicados, sem invenções Lars von Trier fez um filme excepcional, criativo e inovador fazendo com que os atores contracenassem com portas, maçanetas, paredes invisíveis e até um cachorro e um jardim que existem apenas pelo seus contornos desenhados no chão do palco.
Inspirado em peças de teatro que eram televisionadas nos anos 70 Lars von Trier prova, com este filme, como as linguagens podem ser emprestadas, usadas, adaptadas perfeitamente de um veículo para outro: o cinema falando com a linguagem do teatro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário