associação cultural vontade de ver: o cinema, sua linguagem e suas funções pedagógicas e educacionais. A Associação promove cursos, oficinas, encontros e o festival de cinema cineme-se e o cinesurpresa

de Federico Fellini

"O cinema é o modo mais direto de entrar em competição com Deus."

PARTICIPE DO NOSSO FÓRUM AO LADO!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

5º CINESURPRESA - PIAF

O 5º CINESURPRESA, encontro mensal promovido pela Associação Vontade de Ver, foi neste dia 9 de dezembro de 2007 e desta vez foi no Espaço Unibanco. O Filme da noite: Piaf - Um Hino ao Amor. Algumas frases sobre o filme das pessoas que compareceram: “Ame sempre” (Priscila) • “Fantástico, maravilhoso, profundamente triste” (Luiz Nascimento) “Ame. Ame. Ame.” (Letícia)“Um retrato fiel de uma artista, da tristeza à transcendência” (Fabio) “Ame tudo o que ama fazer — faça o melhor sempre” (Eduardo Ricci) “É triste” (Eddie) “Ame! Cuide de si mesma. Reflita suas atitudes.” (Cibele)

Eu gostei bastante do filme mas vejo
Piaf - Um Hino ao Amor mais como uma grande história do que como um grande filme. E é o que normalmente acontece com muitos filme biográficos, nos envolvemos mais com a vida do personagem, suas histórias do que com o filme. É lindo, fascinante, emocionante... triste e acho que é por isso que as pessoas se apaixonam pelo filme, porque ele passa o que Piaf sentia muito bem: a paixão pelo que fazia, pela música e isso envolve, encanta, sentimentaliza demais os espectadores fazendo com que se envolvam nesse clima, na história, e não no filme em si. Não o vendo como uma produção cinematográfica, o que não deixa de ser um grande ponto positivo para a direção que conseguiu atingir emocionalmente as pessoas.

É muito bem produzido, filmado, bem feito, a direção de arte é impecável, com seqüências maravilhosas, cortes precisos, e a maneira que filmam suas apresentações, diga-se de passagem que são quase sempre do mesmo modo, ainda assim são perfeitas. Possuem o clima de uma grande missa e por isso sentimos a emoção junto com ela na hora em que a cortina do palco sobe... (continua no blog do evento). Quer ler mais sobre o filme e esse encontro do cinesupresa entre no blog do evento: http://cinesurpresa.blogspot.com
Lá você também vai ver: fotos e videos de Piaf e do filme, um video com Cassia Eller interpretanto “Non, Je Ne Negrette Rien” e o texto completo da entrevista que fazem com Piaf e aparece no fim do filme. Para quem gosta de Cinema e Música é um filme imperdível!!

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Mais um encontro de cinema

Para quem esteve no nosso Curta na Mesa, chegou a hora de conhecer o CINESURPRESA, um domingo onde pessoas que gostam de cinema se encontram para ver um filme escolhido na hora. Estamos no nosso 5º CINESURPRESA, e será neste domingo dia 9 de dezembro as 18h no Espaço Unibanco de cinema, no Shopping Miramar em Santos. Para saber mais deste evento, conhecer as pessoas que já participaram e as outras 4 edições entre no blog do CINESURPRESA e faça parte deste grupo. Até lá!

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Aconteceu o 1º Curta na Mesa

O primeiro Curta na Mesa - O Cinema, o Jantar, Meus Amigos e Você, foi um sucesso. E foram 50 amigos. Alguns amigos só do Eduardo, outros só do Fabio, outros da Márcia, Priscila etc e que através do cinema e da boa comida se transformaram em amigos de todos. E era esse nosso objetivo, e para você que não foi ficar com vontade de ir no próximo, saiba um pouco do que aconteceu na noite de 24 de novembro de 2007.

Iniciamos com músicas no telão recepcionando os amigos da noite com entradas de 3 tipos de patês diferentes, pães caseiros e pão de alho. Já desde o início o serviço de bar da Litoral Bartender, oferecia drinks dos mais variados. As 20h15 exibimos 3 curtas metragens, que aliás são imperdíveis: “Galinha ao Molho Pardo”, “Vai Indo Que Eu Já Vou” e o meu favorito “Porcos Não Olham Para o Céu”

Logo depois, lá pelas 21h, uma cena do filme Tomates Verdes Fritos foi usada como pano de fundo para que todos exprimentássem essa delícia mostrada no filme, e pelos comentários que ouvi, as pessoas gostaram e puderam levar a receita para tentar repetir em casa. Depois iniciamos o jantar com dois tipos de salada, estrogonofe (de carne e frango) e os acompanhamentos comuns a este prato - arroz e batata palha.

Depois dos sorteios de camisetas, ampliações fotográficas e entradas para o próximo jantar, a sobremesa, Salada de Frutas, foi regada a música ao vivo de temas de filme com Fabio Machado no violão e eu, Márcia Okida, na voz.

O repertório foi variado: um medley da Disney com Pinóchio - A Bela Adormecida - Cinderela, Preciso Me Encontrar - Cidade de Deus, Insensatez - Vinícuis, She - Um Lugar Chamado Notthing Hill, Espumas ao Vento - Lisbela e o Prisioneiro, Close to You - Motoqueiro Fantasma e MirrorMask, Todo Sentimento - Minha Vida em Suas Mãos e Papai me Empresta o Carro - O rei do Rio. Neste momento, de acordo com cada música, cenas do filme referente eram passadas no telão.
Para terminar um delicioso chá ou café com bolachas amantegadas na saída.

Além de tudo isso, muita gente boa, conversas sobre cinema e tudo mais e muitos planos para o nosso próximo encontro e se você quiser já envie um e-mail para gente dizendo “me avisem do próximo” para que você não perca nosso 2º Curta na Mesa com muito cinema, um bom jantar, muitos amigos e você!

Ah! temos algumas fotos, na direita, para que possa ver um pouco de como foi nossa noite e ficar com mais vontade de ver e participar!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Quem somos nós...

Para você conhecer um pouco mais saiba quem são as pessoas que compõe a Diretoria da Associação Cultural Vontada de Ver: Eduardo Ricci, Márcia Okida, Fabio Machado, Priscila Rodrigues, Claudia Busto, Amílcar Nogueira, Cibele Fernandes, Alexandre Barbosa - Bar -, André Luiz dos Santos - o Dekko, Bruna Reis e Aline Monteiro. Além da Diretoria também temos alguns sócios fundadores como a Madeleine, a Dani e o Willian. Compareça no nosso jantar abaixo e nos conheça pessoalmente.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

jantar regado a cinema e música

Este é o segundo tipo de evento cultural que será promovido regularmente pela Associação Cultural Vontade de Ver.
Um jantar completo desde a entrada até o cafezinho da saída, comntando ainda com o serviço de drikns da Litoral Bartender. (olhe todo o cardápio no convite ao lado)
Todos já estão convidados para esta noite regada a temas filmes — violão e voz ao vivo e música mecânica — apresentação de curtas metragens, cenas de filmes etc
Teremos sempre o Sabor da Cena que consiste em ter a cada edição deste encontro uma receita de um filme que você irá comer, ver a cena e também vai levar para casa o modo de fazer.
Nesta primeira edição traremos até os participantes os deliciosos Tomates Verdes Fritos, do filme com o mesmo nome.
Mas as reservas são limitadas ok! Portanto quanto antes comprarem seus convites melhor.
Quer saber mais entre em contato com a gente aqui pelo blog, ou mande um mail para: associacaov2@gmail.com

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Evento da Associação: Cinesurpresa

Será neste domingo dia 11, o 4º Cinesurpresa e a cada novo encontro mais gente se junta, os papos melhoram, rimos mais... No último encontro estávamos em 17 pessoas então, participe desta vez vendo um filme que será escolhido na hora e depois batendo um papo, bebendo alguma coisa, comendo uma pizza e falando o que achamos do filme além de muitos outros papos, risadas e fotos que estarão no blog do evento depois... Então gente até domingo dia 11, 18h (pontualmente) em frente o Cinemark do Praiamar em Santos, SP. Entre no blog do Cinesurpresa, saiba mais e veja as fotos e papos dos outros encontros.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Vontade do Mês: Dogville


Reparem bem, esta foto ao lado poderia ser perfeitamente de uma cena de teatro. Dogville é um filme teatral, belíssimo na minha opinião, um filme imperdível para qualquer pessoa que estude — ou pense em estudar — cinema, para quem gosta de arte, criatividade, teatro e de filmes inteligentes com grande carga dramática.
Com uma cenografia baseada na planta baixa de uma cidade o filme leva até o espectador uma atmosfera densa e dramática sem uso de efeitos especiais, luzes exageradas, cenários mirabolantes, mas toda a essência do texto, do roteiro chegam até o público através da cenografia totalmente desenhada no chão do palco com alguns móveis e objetos cênicos e só!
Está pronto todo o cenário do filme. Sem cenas externas, sem planos complicados, sem invenções Lars von Trier fez um filme excepcional, criativo e inovador fazendo com que os atores contracenassem com portas, maçanetas, paredes invisíveis e até um cachorro e um jardim que existem apenas pelo seus contornos desenhados no chão do palco.
Inspirado em peças de teatro que eram televisionadas nos anos 70 Lars von Trier prova, com este filme, como as linguagens podem ser emprestadas, usadas, adaptadas perfeitamente de um veículo para outro: o cinema falando com a linguagem do teatro.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Associação Cultural Vontade de Ver

A Vontade de Ver tem por objetivo, desenvolver projetos de natureza educacional e cultural, visando incentivar e promover atividades e projetos que contribuam para o desenvolvimento e crescimento da capacidade intelectual humana, individual e social, através da difusão da produção audiovisual.
A Vontade de Ver é formado por: Eduardo Ricci, Márcia Okida, Amílcar Barreto, Fabio Machado, Priscila Rodrigues, Bruna Reris, Cibele Fernandes, Claudia Busto, Alexandre Barbosa, Aline Monteiro, e André Luiz dos Santos.
Aqui você encontrará informações sobre nossas atividades e textos, artigos, comentários etc sempre tendo o cinema como linha de pesquisa.